Apneia do sono: Tudo o que você precisa saber!

A apneia do sono é uma condição que faz com que sua respiração pare temporariamente ou muito superficialmente durante o sono, levando a roncos e pausas nada relaxantes que impedem a recuperação de energias.

Portanto, além da sonolência diurna, o distúrbio pode causar sintomas como desatenção, dores de cabeça, irritabilidade e até impotência.

A apneia do sono ocorre devido à obstrução das vias aéreas causada por um desequilíbrio dos músculos da faringe.

Também existem hábitos de vida que aumentam o risco de apneia obstrutiva do sono, como excesso de peso, consumo de álcool, tabagismo e uso de pílulas para dormir.

Esse distúrbio do sono deve ser tratado melhorando os hábitos de vida e usando uma máscara de oxigênio, que empurra o ar para as vias aéreas e facilita a respiração.

Índice

Principais sinais e sintomas

Para reconhecer a apneia obstrutiva do sono, os seguintes sintomas devem ser observados:

Ronco durante o sono.

Acordar várias vezes durante a noite, mesmo que por alguns segundos, sem saber.

Parar de respirar ou sufocar durante o sono.

Muito sono e cansaço durante o dia.

Acordar para urinar ou ter incontinência durante o sono.

Dor de cabeça pela manhã.

Redução do rendimento de estudo ou trabalho.

Há mudanças na concentração e na memória.

Desenvolvimento de irritabilidade e depressão.

Ter impotência sexual.

A doença ocorre como resultado do estreitamento das vias aéreas, nariz e garganta, principalmente devido a um mau funcionamento dos músculos na área da garganta chamada faringe, que pode relaxar ou estreitar demais durante a respiração.

O tratamento é feito por um pneumologista, que pode usar um aparelho chamado CPAP ou, em alguns casos, cirurgia.

É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, e o número e a intensidade dos sintomas variam de acordo com a gravidade da apneia, por exemplo, por fatores como excesso de peso e anatomia das vias aéreas da pessoa.

Como confirmar o diagnóstico?

O diagnóstico definitivo da síndrome da apneia do sono é feito com a polissonografia, exame que analisa a qualidade do sono, mede as ondas cerebrais, o movimento dos músculos respiratórios, a quantidade de ar que entra e sai durante a respiração e a quantidade de oxigênio no sangue.

Este teste é usado para identificar apneia e outros distúrbios que interferem no sono.

Além disso, os médicos realizarão um histórico médico e exame físico dos pulmões, rosto, garganta e pescoço do paciente, o que também pode ajudar a diferenciar os tipos de apneia.

Tipos de apneia do sono

A apneia do sono tem 3 tipos principais, que podem ser:

Apneia obstrutiva do sono: Na maioria dos casos, a obstrução das vias aéreas acontece devido ao relaxamento dos músculos respiratórios, estreitamento e alterações na anatomia do pescoço, nariz ou mandíbula.

Apneia central do sono: geralmente ocorre após um distúrbio que causa dano cerebral e altera sua capacidade de regular o esforço respiratório durante o sono, como no caso de um tumor cerebral, após um acidente vascular cerebral ou doença cerebral degenerativa;

Apneia mista: Causada pela presença de apneia obstrutiva e central, sendo o tipo mais raro.

Há também casos de apneia temporária, que pode ocorrer, por exemplo, em pessoas com amígdalas inflamadas, tumores ou pólipos na região, o que dificulta a passagem do ar ao respirar.

Como é feito o tratamento?

Dependendo da causa provável do problema, o tratamento da apneia do sono geralmente começa com pequenas mudanças no estilo de vida.

Assim, por exemplo, quando se tem apneia por excesso de peso, é aconselhável consultar um nutricionista para desenvolver um plano nutricional que permita perder peso para melhorar a respiração.

Quando fumar causa ou agrava a apneia do sono, é recomendado parar de fumar ou reduzir o número de cigarros fumados por dia para evitar inflamação das vias aéreas e promover a circulação de ar.

No entanto, em casos mais graves, como quando a apneia do sono não pode ser tratada com essas pequenas alterações, outras formas de tratamento podem ser recomendadas:

1 Uso de CPAP

Um CPAP é um dispositivo semelhante a uma máscara de oxigênio, mas empurra o ar para os pulmões, permitindo a respiração normal sem interromper o sono, para que você possa ter um sono mais tranquilo.

Normalmente, o dispositivo só é necessário se a via aérea estiver completamente bloqueada durante o sono ou se os sintomas não puderem ser melhorados apenas mudando a rotina.

O uso do CPAP pode ser desconfortável, por isso muitas pessoas optam por experimentar outros dispositivos semelhantes ao CPAP ou fazer uma cirurgia para corrigir o problema.

2 Cirurgia

A cirurgia para apneia do sono só é necessária se outras formas de tratamento falharem, e é recomendável tentar esses tratamentos por pelo menos 3 meses.

No entanto, em alguns casos, são necessárias alterações na estrutura facial para corrigir o problema, de modo que a cirurgia pode ser considerada a primeira forma de tratamento.

Os principais tipos de cirurgia para tratar este problema incluem:

Remoção de tecidos: usado para remover amígdalas e adenóides quando há excesso de tecido na parte posterior da garganta, evitando que essas estruturas bloqueiem as passagens de ar ou vibrem, causando o ronco;

Reposicionamento do queixo: Recomendado quando o queixo está muito retraído e há pouco espaço entre a língua e o fundo da garganta.

Assim, o queixo pode ser posicionado corretamente e a passagem do ar é facilitada.

Colocação de implantes: são uma opção para remoção de tecidos e ajudam a evitar que as partes moles da boca e garganta bloqueiem o fluxo de ar.

Criar novas passagens de ar: usada apenas em situações de risco de vida onde outras formas de tratamento são ineficazes.

Neste procedimento, um canal é criado na garganta para permitir que o ar entre nos pulmões.

Todas as cirurgias podem ser personalizadas para os problemas específicos de cada indivíduo, por isso é importante discutir todas as opções de tratamento com seu médico.

Sinais de melhora ou piora

Os sinais de melhora podem levar dias a semanas para aparecer, dependendo do tipo de tratamento, e incluem redução ou ausência de ronco durante o sono, redução do cansaço diurno, alívio da dor de cabeça e capacidade de dormir, acordar à noite.

Os sinais de piora ocorreram quando o tratamento não foi iniciado e incluíram aumento do cansaço diurno, múltiplos despertares durante o dia, falta de ar e ronco intenso durante o sono.

Leia também:

Uso excessivo de Redes Sociais prejudica o sono e a saúde mental

Kiwi um ótimo aliado para o seu Sono

8 Doenças que causam Cansaço excessivo

Saiba o motivo da sua falta de Foco no Trabalho

 

 

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.