Doenças que causam Cansaço, conhecendo estas 8 principais, você saberá como manter melhor a sua saúde.
A fadiga excessiva geralmente indica falta de tempo de descanso, mas também pode ser um sinal de certas condições médicas, como anemia, diabetes, alterações na tireoide e até depressão.
Muitas vezes, quando doentes, os pacientes se sentem cansados e fracos, mesmo após uma noite de descanso.
Portanto, ao reconhecer a fadiga frequente, é aconselhável observar outros sintomas associados e procurar ajuda médica para iniciar o tratamento adequado.
O que você pode fazer para combater esse cansaço excessivo enquanto espera sua consulta, é usar remédios caseiros para aliviar o cansaço.
Índice
8 doenças que causam cansaço excessivo e frequente
1 Diabetes
A diabetes desequilibrada causa cansaço frequente porque o açúcar no sangue não consegue atingir todas as células, de modo que o corpo não tem energia para realizar as tarefas diárias.
Além disso, o alto nível de açúcar no sangue pode causar aumento da micção.
Esta perda de líquido pode levar à perda de peso e perda muscular, de modo que os diabéticos com alto nível de açúcar no sangue geralmente se queixam de fadiga muscular.
Devem ser procurados endocrinologista e nutricionista.
Este profissionais podem dar orientações para as verificações de glicemia de jejum e curva de glicemia, desenvolver planejamento nutricional e acompanhamento do tratamento com base nos resultados dos exames.
Para combater a diabetes, além da atividade física regular, deve-se tomar a medicação prescrita pelo médico e vigiar a dieta para evitar alimentos ricos em açúcar.
2 Anemia
A falta de ferro no sangue pode levar ao cansaço, letargia e desânimo.
Nas mulheres, essa fadiga piora durante a menstruação, quando os estoques de ferro no organismo são reduzidos ainda mais.
O mais indicado nesse caso é clínico geral ou ginecologista, se mulher, para verificar se há fluxo menstrual normal e alterações como menstruações abundantes.
Para identificar a anemia, é necessário um hemograma.
Como combater a anemia você deve comer alimentos ricos em ferro de origem animal e vegetal, como carne vermelha, beterraba e feijão, todos os dias.
Em alguns casos, podem ser necessários suplementos de ferro, que devem ser recomendados por um médico ou nutricionista.
3 Apneia do sono
A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono.
Isso pode ocorrer brevemente várias vezes durante a noite, afetando o sono e o repouso do indivíduo.
Quando você não dorme bem, é normal acordar muito cansado, com os músculos cansados e sentir sono durante o dia.
O médico especializado em distúrbios do sono pode solicitar um exame chamado polissonografia para verificar o sono de uma pessoa.
É importante descobrir sua causa para que seu médico possa indicar as melhores opções para melhorar seu sono.
Portanto, se a apnéia for devida ao excesso de peso corporal, recomenda-se uma dieta e o uso de uma máscara de CPAP favorável ao sono.
Se for devido ao tabagismo, recomenda-se evitá-lo, assim como o consumo de álcool e o consumo de sedativos ou medicamentos tranquilizantes.
Sempre consulte um médico para ajustar a dose ou alterar o medicamento.
4 Depressão
Um dos sintomas clássicos da depressão é o cansaço físico e mental frequente, e os indivíduos não estão motivados para realizar suas tarefas diárias ou mesmo trabalhar.
Embora seja uma doença que afete a parte psicológica de uma pessoa, ela acaba afetando também o corpo.
O mais indicado nesse caso é o psiquiatra, pois é uma forma de reconhecer os sinais da depressão e iniciar o tratamento adequado, que geralmente é feito com medicação e terapia.
Recomenda-se o acompanhamento de psicólogo e psiquiatra que podem recomendar medicamentos.
Em alguns casos também é importante realizar atividades que antes eram prazerosas, pois isso pode alterar as respostas cerebrais, melhorando o humor.
5 Fibromialgia
Na fibromialgia, a dor generalizada, principalmente a muscular, é acompanhada de cansaço frequente e persistente, dificuldade de concentração, alterações de humor e dificuldade em realizar tarefas diárias, o que pode afetar o desempenho no trabalho.
Pode afetar o sono, fazendo com que as pessoas acordem sentindo-se cansadas como se não tivessem descansado durante a noite.
Um reumatologista pode solicitar uma série de exames para descartar outras causas, mas o diagnóstico é feito observando os sinais e sintomas da doença e realizando exames físicos específicos.
Recomenda-se tomar o medicamento prescrito pelo seu médico e fazer exercícios como pilates, ioga ou natação para promover o alongamento dos músculos e manter a intensidade adequada para torná-los mais resistentes à dor.
6 Doenças cardíacas
Arritmias e insuficiência cardíaca podem causar cansaço e tonturas frequentes.
Nessa condição, o coração não tem força suficiente para fazer uma boa contração para bombear o sangue por todo o corpo, por isso o indivíduo está sempre cansado.
Um cardiologista pode solicitar exames de sangue e um eletrocardiograma.
Consulte um cardiologista e tome o remédio que ele prescreve.
Além disso, observe sua dieta, evite gorduras e açúcares e faça exercícios regulares sob supervisão.
7 Infecções
Infecções como gripe e resfriado podem causar muita fadiga, pois neste caso o corpo tenta usar toda a sua energia para combater os micróbios associados.
No caso de infecção, além do cansaço, outros sintomas como febre e dores musculares podem ser observados e devem ser investigados por um médico.
O médico clinico, dependendo dos sintomas envolvidos, pode solicitar exames de sangue ou outros exames mais específicos.
Com base nos resultados do teste, a pessoa pode ser encaminhada a um médico mais especializado, como um especialista em doenças infecciosas.
Depois de descobrir qual é a infecção, o médico pode prescrever medicamentos para curar a doença.
Seguindo todos os conselhos médicos, a cura pode ser alcançada e todos os sintomas associados à infecção, incluindo o cansaço, desaparecerão.
8 Alterações da tireoide
Como os hormônios da tireoide são responsáveis por manter o metabolismo em níveis normais, quando são afetados, pode ocorrer fadiga devido a alterações.
É o endocrinologista, que pode solicitar exames de sangue de TSH, T3 e T4 para verificar a função da tireoide.
É importante tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico para controlar seus níveis hormonais, porque assim seu metabolismo voltará ao normal e sua fadiga desaparecerá.
Uma das melhores maneiras de combater a fadiga é ter tempo suficiente para descansar e ter um sono reparador.
Agendar férias pode ser uma ótima maneira de reduzir o estresse e diminuir seu ritmo de trabalho, mas se isso não for suficiente, considere marcar uma consulta com seu médico para investigar o que pode estar causando seu excesso de fadiga.
Além disso, a perda de peso é recomendada, se necessário, e o tratamento na presença de condições como diabetes, infecções e alterações na tireoide.
Agora que você já conhece as 8 Doenças que causam Cansaço, responda nos comentários, qual te surpreendeu mais?
Leia também:
Saiba o motivo da sua falta de Foco no Trabalho
Uso excessivo de Redes Sociais prejudica o sono e a saúde mental
3 Dietas que previnem e tratam doenças ligadas a saúde mental!
Artigos Relacionados
2 Comentários
[…] 8 Doenças que causam Cansaço excessivo […]
[…] 8 Doenças que causam Cansaço excessivo […]