Alergias de pele são comuns em bebês porque a pele é mais fina e sensível e, portanto, estão mais suscetíveis a infecções.
Além disso, a pele do bebê irrita-se facilmente com qualquer coisa, seja calor ou tecido, que possa causar vermelhidão na pele, coceira e alterações na textura da pele.
As alergias podem causar muito desconforto aos bebês, por isso é importante consultar um pediatra assim que forem observadas as primeiras alterações na pele para que a causa da alergia possa ser determinada e o tratamento possa ser iniciado.
A alergia de pele é comum nos bebês, já que a pele é bastante sensível.
Separamos as principais causas de alergia de pele que podem surgir no seu filhinho.
Índice
Principais causas de alergia no bebê:
1 Calor
O superaquecimento causado pelo uso excessivo de roupas e exposição excessiva ao sol pode causar irritação na pele devido à obstrução dos poros, e as alergias se manifestam na forma de brotoeja.
O calor espinhoso são pequenos inchaços vermelhos que aparecem no pescoço, nas axilas ou na área da fralda que podem coçar e fazer o bebê se sentir desconfortável e irritado.
O que fazer?
É importante vestir seu filho no clima da sua região, prefira tecidos leves e algodão, pois isso evitará o superaquecimento.
Além disso, se o ambiente estiver muito quente, é aconselhável ligar o ventilador para amenizar o calor.
Para aliviar os sintomas, seu médico pode recomendar cremes e pomadas calmantes que contenham anti-histamínicos.
2 Tecidos
Os bebês têm a pele muito sensível, por isso alguns tecidos, como lã, sintéticos, nylon ou flanela, podem causar reações alérgicas nas crianças, pois impedem que a pele respire adequadamente.
O que fazer?
É aconselhável identificar o tipo de tecido a que o seu bebé é alérgico para evitar usar este tipo de roupa.
Além disso, é melhor usar tecidos de algodão para bebês.
Além de serem mais macios, os tecidos de algodão são menos propensos a alergias e o tecido é mais leve e mais fino, o que pode evitar a brotoeja do calor.
3 Agentes químicos
Certos tipos de talco, xampus, hidratantes ou amaciantes também podem irritar a pele do bebê, onde manchas vermelhas podem aparecer na pele, o que pode ou não causar coceira e fazer com que o bebê se sinta irritável.
O que fazer?
Nesse caso, é importante estar atento a qualquer alteração na pele do seu filho após o uso de qualquer um desses produtos para que você possa evitá-los e buscar alternativas.
Além disso, para aliviar os sintomas, o pediatra pode recomendar hidratantes específicos para a pele da criança além de pomadas calmantes e anti-histamínicos.
4 Alimentos
Alguns alimentos podem causar reações alérgicas em bebês, geralmente na forma de manchas vermelhas e com coceira após a ingestão de certos alimentos ou após a amamentação.
O que fazer?
É importante identificar os alimentos que estão causando o aparecimento dos sintomas.
Se ainda estiver amamentando o seu filho, é importante que a mulher fique atenta à sua alimentação para identificar o alimento que está causando a alergia.
Também pode ser interessante consultar um pediatra para fazer exames para ajudar a identificar o alimento que está causando a alergia.
Quando ir ao pediatra?
É importante consultar um pediatra quando a causa da alergia do seu filho não puder ser determinada e os sintomas persistirem.
Os principais sinais de alergias de pele em bebês são:
Manchas vermelhas na pele e coceira.
Pele áspera, úmida, seca ou escamosa.
Pequenas bolhas ou caroços estão presentes.
Assim que os sinais de alergia forem percebidos, é importante levar seu bebê ao pediatra para determinar a causa da alergia e iniciar o tratamento o quanto antes para evitar complicações como infecção, por exemplo.
Alergias na pele do bebê por fraldas, caracterizadas por manchas vermelhas nas nádegas ou na área genital, não é uma alergia verdadeira, mas uma irritação causada pela amônia, uma substância presente na urina que ataca a pele sensível dos bebês.
Leia também:
Benefícios da Amamentação para a Mãe e o Bebê
Gravidez psicológica: Tudo o que você precisa saber!
A importância da Alimentação Infantil
Displasia mamária: Tudo o que você precisa saber
Melhore a sua Fertilidade através da alimentação
Ácido fólico: Tudo o que as gravidas precisam saber!
Artigos Relacionados
2 Comentários
[…] As principais causas de alergia na pele do Bebê […]
[…] Leia também: As principais causas de alergia na pele do Bebê […]